Ainda lembro do cortejo...a cantoria triste...minha roupa branca de condenado no contraste com a minha negra cor...aquela criança não sai da minha cabeça...caminhava curiosa ao meu lado, no compasso do tambor do militar...a marcha era fúnebre...alguns aproveitavam o momento para fazer dinheiro...o Mariano era um deles, sonhava com um bom pecúlio e a alforria um dia comprar...para mim isso já não bastava...logo depois da primeira chibatada, apaguei...acordei com os gritos de quem me delatava...senhor e senhora no chão...ainda corri...mas sabia que logo minha passagem por aqui estaria acabada...da cadeia para a igreja...logo a ponte sobre o arroio onde tantas vezes acompanhei o pôr-do-sol...e lá estava eu subindo os degraus...o homem da religião do rei na minha frente aos prantos fingia seu interesse por minha alma...e eu fingia não ter medo...quieto...sofri...o rufar dos tambores...meus olhos se fecharam...logo estacionou o barco...finalmente livre...naveguei...como o tempo, tornei-me múltiplo...resisti!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Gênesis

Gênesis
Barbosa Lessa trechos do livro Rodeio dos Ventos

A criação do céu e da terra: No princípio criou Nhanderuvuçu a atração das coisas, o Anhang dos anhangs, que era a força de Si mesmo...E, para que as coisas vivessem, criou Nhanderuvuçu o Kayuá, o dom da palavra; pois uma coisa só existe quando há um nome para chamá-la.
E então pôde Nhanderuvuçu dizer: "Haja ervas, árvores, cipós; haja pássaros no ar, peixes na água, bichos na face da tera". E cada anhang e cada forma, unidos, resultaram no nome dessas coisas.
E havia só um Tempo e uma só Luz, ambos eternos.

O Êxodo: Mas desde então perderam os homens o dom do Kayuá, a Língua Una, e se puseram a buscar inutilmente a verdade das palavras. Foi o tempo da Incerteza...

Mandamentos de Nhanderuvuçu: ...Respeitarás como bens sagrados o ar e a água e a terra, que de minhas mãos nasceram para a harmonia de um todo e não para o gozo de tua exclusiva ventura.
Honrarás teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na face da terra, e igualmente honrarás teus avós antepassados, para que se prolongue o teu anhang na infinita eternidade....
...Suportarás com dignidade a dor e o sobressalto, pois tudo é passageira inquietação de tua forma.
Não terás chefe ou senhor, pois a única força dos homens se afirma no Kayuá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário